Os eléctricos continuam a bater recordes nas emissões e vendas
Portugal está na linha da frente na adopção de carros eléctricos. Em 2023 estes ficaram em segundo lugar no ranking de vendas de ligeiros de passageiros com 18,2% do mercado.
Já o gasóleo, que chegou a ter mais de 70% das vendas anuais, caiu na tabela e apenas corresponde a 12%.
Os dados são da ACAP e referem-se às vendas de carros novos em Portugal no ano de 2023.
Percentagem de vendas | Total de unidades | |
---|---|---|
Gasolina | 36,1% | 72 030 |
Eléctrico (BEV) | 18,2% | 36 390 |
Plugin Gasolina (PHEV) | 12,9% | 25 836 |
Híbrido Gasolina (HEV) | 12,6% | 25 060 |
Gasóleo | 12,0% | 23 987 |
GPL | 5,6% | 11 209 |
Híbrido Gasóleo (HEV) | 1,9% | 3 799 | Plugin Gasóleo (PHEV) | 0,7% | 1 310 |
A descida de preços, a introdução de novos modelos mais acessíveis aliado aos benefícios fiscais e aos constantes aumentos dos combustíveis levam os portugueses a adoptar por este tipo de automóvel.
Batem-se recordes também nas emissões
Portugal continua também a liderar na transição energética, o investimento em renováveis fez com que 2023 fosse o ano com menos emissões registadas, apenas 130 g CO2eq/kWh e 76% de produção renovável.
Os dados são do Nowtricity e mostram uma descida considerável nas emissões da rede eléctrica. Isto quer dizer que o modelo mais vendido de 2023, o Tesla Model Y, com um consumo de 17.3 kWh/100 km tem emissões de apenas 23g CO2eq/km.
O preço a pagar por kWh também tem descido, principalmente para quem tem ofertas de electricidade indexadas, tornando a transição para um eléctrico mais rentável.
Em resumo, os carros eléctricos estão a liderar o caminho para uma forma mais limpa e sustentável de nos deslocarmos em Portugal. A promessa de novos carros a preços acessíveis com autonomia para viagens irá ajudar a acelerar esta transição durante este ano.
Adicionar comentário