Os transportes públicos e o dia sem carros
Durante anos fui utilizador dos transportes públicos. Tive sempre que organizar a minha vida aos horários destes, andar aos encontrões, empurrar e ser empurrado e andar em pé estilo lata de sardinhas, isto quando não ficava em terra porque simplesmente não cabia mais ninguém. E aqui nunca se tinha falado sequer num dia sem carros.
Existe um grupo que defende a pés juntos (mesmo para partir as canelas) que os carros nas cidades são uma obra do demónio e quem tem o descaramento de levar o carro para a cidade deve levar com uma tarte de natas na cara. Ora, eu concordo que os carros na cidade são uma fonte de ruído e poluição, mas infelizmente são um mal necessário e não existe uma alternativa viável para todos.
Andar de bicicleta é para esquecer e é uma ideia que tem de ser defendida por quem trabalha de t-shirt e calções ou toma banho sempre que chega ao trabalho. Esqueçam lá a Holanda, quero-os ver a fazer Lisboa, Porto ou Coimbra de bicicleta e a chegarem apresentáveis ao trabalho sem estarem a transpirar que nem uns cavalos.
Então sobra outra alternativa, os transportes públicos. Mas não existem em todo o lado, continuam alguns a ser barulhentos e poluentes, têm horários totalmente desenquadrados das necessidades da população, não têm capacidade para todos os utentes em hora de ponta, não são confortáveis e com as recentes ondas de assaltos são tudo menos seguros.
Sem falar que chega a ser mais barato levar o carro e que, em alguns percursos, de automóvel se poupam cerca de 40 min no trajecto. Outros nem acesso a transportes têm, mas continuam a necessitar de se deslocar para trabalhar nas cidades.
Se calhar, antes de começar com um dia sem carros deveriamos começar com um dia do transporte público, não para promover a sua utilização mas o melhoramento das suas infraestruturas. Quando tivermos um sistema de transportes públicos adequado ao número de utentes actuais e com capacidade de aumento, com horários devidamente espaçados e com condições mínimas para circular podemos então em pensar em começar a converter os actuais utilizadores do seu carro para ir trabalhar para a utilização dos transportes públicos.
É que actualmente cada vez mais vejo o contrário, pessoas a optarem por carros económicos e pequenos para pouparem dinheiro na sua deslocação para o emprego (em vez do passe social) e de uma forma mais rápida e cómoda.
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