Saber o estado do líquido de refrigeração e óleo dos travões com um multímetro
Existem verificadores do estado do líquido de refrigeração (anticongelante) que indicam a capacidade de protecção em quente e frio, mas se não tivermos acesso a um podemos usar um multímetro para saber a como está a protecção anti-corrosão usando o mesmo principio que algumas canetas de teste do óleo de travões usam.
Basta colocar o multímetro em 20V, colocar a ponta negativa no terminal negativo da bateria de 12V (ou num ponto de massa) e a ponta positiva no depósito de expansão ou no radiador, tendo sempre cuidado de não tocar em nenhuma peça de metal.
Regra geral, o limite são os 0.3V. A partir desse valor o líquido pode ser susceptível ou estar já a causar corrosão galvânica e deve ser trocado.
O mesmo teste pode ser efectuado no óleo dos travões, com a ponta negativa no terminal negativo da bateria de 12V e a ponta positiva no depósito do óleo dos travões, tendo cuidado para não tocar em nenhuma parte metálica.
No caso do óleo dos travões um valor até 0.3V indica bom estado, entre 0.3 e 0.5V é indicativo de alguma água no óleo e acima de 0.5V deve ser trocado.
Atenção que o óleo de travões é altamente corrosivo, o teste deve ser feito com luvas e a ponta do multímetro deve ser limpa assim que seja retirada do depósito para evitar que a pintura no compartimento do motor descasque ou que alguma borracha se degrade.
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