Saiu finalmente a portaria sobre o GPL Auto

Publicado a por Eduardo

Novo dístico para carros a GPLFinalmente! Saiu a portaria sobre GPL Auto que define as novas regras para os carros a GPL sobre o estacionamento subterrâneo.

O dístico é feio, ao contrário de uma ideia que apareceu em 2006 mas ao menos é verde e não azul e tem apenas 40 x 40mm, portanto semelhante ao selo do seguro. É também para ser colocado no vidro no canto inferior direito, tal como os restantes selos.

Mas atenção, não vão já a correr mudar o dístico! Para poderem usar o novo dístico precisam de submeter o carro a uma nova inspecção de tipo B para garantir que a instalação está de acordo com o regulamento ECE/ONU n.º 67, sendo dada essa indicação no DUA da viatura.

Se não estiver ou se não quiserem fazer uma nova inspecção tipo B devem continuar a usar o dístico actual de fundo azul. Mas atenção novamente, volta a ser obrigatório o uso do dístico na traseira da viatura do lado direito.

Portanto quem tem os Punto Bifuel com o dístico na porta e um dos vários Chevrolet com o dístico no meio vai ter que o mudar de sitio ou então pagar a inspecção B e passar a andar com a nova vinheta que permite o estacionamento em parques fechados conforme indicado na lei n.º 13/2013, de 31 de Janeiro.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
Uma lista das desculpas e afirmações falsas usadas para denegrir a imagem do GPL em Portugal.
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Saiba como optar por uma boa instalação de GPL Auto no seu carro com este guia. Informação sobre o tipo de kit a escolher, os custos associados e outros artigos
Guia para iniciantes do GPL Auto
Guia para iniciantes do GPL Auto
Antes de efectuar a conversão do 406 para GPL Auto procurei muita informação na net e, infelizmente, para aquelas dúvidas mais basicas...

Comentários

Mendonça
Mendonça
25/06/2013 21:20
Olá! Obrigado pela informação.

Mas que antro de chulos que temos no governo, pagar novamente se o carro foi inspecionado quando o instalaram!!!
Eduardo
25/06/2013 21:26
Mendonça é certo que é chato, principalmente com o estado da economia actual, mas é um mal necessário.

Nas antigas inspecções B verificava-se se a instalação estava de acordo com a actual legislação da altura. No meu 406 viram o depósito, onde passavam os tubos do gás e se eram de cobre e a distância do bocal do enchimento à porta da frente. Não ligaram que o carro estava lá sem o dístico, levava-o em cima do banco do passageiro.

As instalações recentes (últimos 10 anos ou mais) têm a válvula de limite de enchimento no depósito que faz corte, assim como uma válvula de corte no compartimento do motor.

Passa a andar legal e descansado com o novo dístico (se não andar com o actual) e vai até acabar por valorizar o seu carro no caso de uma futura venda porque tem um kit de acordo com a legislação actual que permite o estacionamento em parques subterrâneos ;)
Mendonça
Mendonça
25/06/2013 22:17
Então e agora como sei se o meu carro vai passar ou se chumba na ipo e fico sem os 100 euros??
Eduardo
26/06/2013 20:49
Mendonça o melhor é informar-se com o seu instalador. Se for uma instalação recente certamente está de acordo com o regulamento ECE/ONU n.º 67.
Pedro Pereira
Pedro Pereira
05/07/2013 09:11
Bom dia a todos.

Estive a analisar a nova portaria, e surgiu-me uma dúvida que esperava que alguém mais informado me pudesse esclarecer...

Tenho um Chevrolet Spark 1.0 LS Bi-Fuel (de origem) comprado em Julho de 2012. Ao ler a portaria, apenas vejo referência a veículos que foram adaptados aftermarket, sem qualquer referência a veículos equipados de origem. Considerando que aquando da compra não me foi disponibilizado qualquer documento da instalação, também não o posso levar à IPO B, uma vez que este é obrigatório...

Alguém me poderia dar a sua opinião sobre o que fazer nesta situação?

Muito obrigado.
Eduardo
05/07/2013 10:04
Pedro Pereira o melhor é contactar o stand onde o adquiriu para se informar. Não sei se através da ficha de homologação dispensam a IPO B e passa a poder circular com a vinheta no pára-brisas automaticamente (faz sentido), mas provavelmente terá que alterar na mesma o DUA.
Casimiro Leitão
Casimiro Leitão
09/07/2013 20:19
Olá! Tenho um carro de 2009 que mandei instalar o Kit de GPL em 2011. De acordo com o instalador e pela documentação que me foi entregue, a instalação está de acordo com o regulamento ECE/ONU n.º67. No entanto, e no que respeita ao estacionamento em parques fechados e ainda na opinião que colhi da Polícia no posto de Portimão, devemos respeitar a sinalização que nos for apresentada. Logo tenham cuidado com os sinais que PROÍBEM A CIRCULAÇÃO de carros movidos a GPL. Espero que as autoridades saibam interpretar a nova legislação.
cd
cd
23/07/2013 19:26
Ora bem. Estamos em Portugal e como tal as ambiguidades existem. Falei com um policia antes da portaria sair e o mesmo disse k a lei se sobreponha aos sinais de proibido gpl. ora aqui está uma opinião diferente de Portimão. Quanto à lei é uma boa forma de comerem mais dinheiro. Meti gpl no inicio do ano e vou ter de pagar novamente uma inspeção B e novo averbabemento? Acho um absurdo. Para carros mais antigos acho bem mas para instalações recentes 3 um disparate. Não se esqueçam que para irem a uma nova inspeção B teram de levar o anexo 1 devidamente preenchido pelo vosso instalador.
Ricardo
Ricardo
27/07/2013 00:43
Boa noite, por outros posts percebi que é da zona de setúbal.. eu tneho um GPL á sensivelmente 8 anos e moro em setúbal mas o posto que conheço mais perto,e onde vou sempre, é mesmo o da Galp da volta da pedra.. será que conhece outros mais perto de setúbal?
Eduardo
04/08/2013 14:09
Casimiro Leitão e cd as placas de proibição de circulação GPL não são legais. Aliás a confusão que era a anterior legislação permitia circular nesses mesmos parques, a única proibição era o estacionamento. Infelizmente nem os próprios agentes da autoridade estão bem informados sobre isso.

Ricardo não sou da zona, mas passo lá algumas vezes. Infelizmente só conheço os postos da Repsol em Aires e do Jumbo. Pode consultar no mapa do Mais Gasolina, pesquise por Setúbal e no fundo da página escolha GPL.
Paulo
Paulo
28/08/2013 21:44
Eu tenho um bifuel da fiat de 2011. Vou ter de mudar o distico de sitio?
Eduardo
28/08/2013 22:17
Paulo o melhor é ir ao concessionário onde adquiriu a viatura e pedir a alteração para o novo dístico. Assim passa já a poder estacionar nos subterrâneos e em vez do autocolante azul enorme passa a andar com a vinheta verde no pára-brisas.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar