Simulador de tráfego

Publicado a por Eduardo

TransitoQuantos automobilistas não se perguntam o que sucede em várias vias (por exemplo a 2ª Circular ou a IC19) quando o transito fica intenso e, depois do nada começa a fluir novamente?

Encontrei online um simulador de tráfego que permite estudar várias situações de possível congestionamento. Com recurso a este simulador pode obter algumas ideias de boas práticas ao volante para minimizar o efeito de congestionamento.

Em situações de entradas ou saidas de auto-estradas ou vias rápidas onde não existe transito compacto, caso se circule na via mais à direita (o código assim o obriga) e a faixa à nossa esquerda se encontre desimpedida devemos mudar de faixa para permitir uma entrada ou saida na auto-estrada/via rápida mais fluente sem prejudicar o nosso andamento.

Em situações de transito compacto devemos praticar a passagem alternada, seja em que via for, assegurando que o transito flui de uma forma mais ordeira.

Em situações de "pára-arranca" devemos manter uma velocidade constante e evitar arranques desnecessários que nos levem a uma posterior travagem. Não devemos mudar de faixa ou entrar "à campeão" na distancia de segurança que dois veículos levam na situação de "pára-arranca", pois irá reduzir o andamento dos carros que circulam atrás.

Para aceder ao simulador clique em Traffic Simulations no website www.mtreiber.de.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

A 2ª Circular vai ser a nova Feira Popular
A 2ª Circular vai ser a nova Feira Popular
A CML que transformar o principal acesso a Lisboa, a 2ª Circular, numa avenida reduzindo o número de faixas úteis e a velocidade de circulação.
Condutores lentos criam trânsito e aumentam custos com combustíveis
Condutores lentos criam trânsito e aumentam custos com combustíveis
Condutores indecisos em mudar de faixa ou que circulam a uma velocidade muito inferior ao restante trânsito causam engarrafamentos e efeito onda, aumentando os custos com combustíveis.
Evitar o efeito de onda (ou efeito zero) no trânsito
Evitar o efeito de onda (ou efeito zero) no trânsito
Aprenda a evitar o efeito de onda e conheça as causas deste efeito que geralmente é a culpa para muitas das filas de trânsito em Portugal.

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar