Teixeira dos Santos tem razão, baixar impostos não é solução
Hoje não se falou de outra coisa a não ser do ministro Teixeira dos Santos que recusa baixar o preço dos impostos nos combustíveis, foi a notícia do dia e muito sinceramente eu acho que o ministro tem razão. O preço dos impostos sobre o combustível não deve baixar, pelo contrário, o ISP sobre o gasóleo e gpl (do qual sou consumidor) deve subir nivelando-se pelo valor praticado na gasolina, a partir daqui é fazer acertos sobre as emissões. Se por cada litro de combustível temos 2.33Kg de CO2 na gasolina, 2.64kg de CO2 no gasóleo e 1.74kg de CO2 no gpl, é fazer as contas!
Não podemos continuar a adiar um problema mundial, a nossa dependência do petróleo tem que acabar, e não é a reduzir impostos que vamos resolver alguma coisa. Temos que apostar rapidamente numa infra-estrutura que permita o uso de gás natural ou hidrogénio, reciclar os óleos usados para produzir biodiesel e acima de tudo promover uma redução do uso do automóvel, se o combustível está caro porque continuamos a ir de carro para o café?
Não sei o que é que o senhor Florêncio de Almeida quer com as suas reivindicações de meia tijela, até já perdi a conta aos anos que a cantiga da Antral é sempre a mesma, já parece o Partido Comunista! O gasóleo está caro mas continuam a importar 190D's velhos, poluentes e gastadores. Têm reduções no IVA e ISV brutais se optarem por carros híbridos ou a gpl/gnc, e meus amigos o GPL está a €0.675 o litro (sem contar com o desconto de 6 centimos a que têm direito na Repsol), o seu preço é estável e tem emissões bem mais baixas! Um Honda Civic Hybrid convertido para gpl é quase dado para um taxista e o seu custo por quilómetro é de apenas 4.15Eur/100km contra o gasto de 8.77Eur/100km dos 190D's.
Mais depressa vejo a Antral a abrir falência do que o governo aprovar gasóleo profissional para os taxistas, é que estes estão a mudar para gpl e a adquirir viaturas novas e mais económicas e já estão fartos da cantiga da Antral que é sempre a mesma.
Caro Teixeira dos Santos, vamos é fazer uma lei que obrigue os novos taxis a terem emissões inferiores a 140g/km e dar um prazo de 5 anos aos actuais para actualizarem as suas frotas. Reduziamos o défice na nossa importação de gasóleo, reduziam-se as emissões e as particulas suspensas, os edificios na cidade ficavam mais branquinhos e o preço por quilómetro cobrado ao cliente poderia baixar bastante.
Chega de adiar este problema!
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