Toyota Prius a GPL
O melhor de dois mundos, e sinceramente estranha-me que este projecto tenha demorado. O Toyota Prius por si já é um carro bastante amigo do ambiente com baixas emissões e consumos aceitaveis em cidade. É verdade que existem carros a consumir menos que o Prius, mas é uma questão de marketing e ambiente.
A French Propane and Butane Federation (CFBP) e a World LP Gas Association (WLPGA) modificaram um Prius para que passasse a usar gás. Os consumos aumentaram em cerca de 5% como é natural na transformação para gás, mas a performance continua inalterada. Claro que os 5% não são significativos quando se fala de uma diferença de preços na ordem dos 35% a 45%, dependendo do tipo de gasolina. Em questões ambientais o gás também leva vantagem, reduzindo as emissões para 92 g/km de CO2, menos 11.5% que a versão Prius a gasolina.
Felizmente os motores a hidrogénio irão adoptar a postura hibrida, com motores eléctricos a auxiliar a marcha em baixas velocidades continuando com as zero emissões, sem ruído de motor e com um consumo ainda mais reduzido.
Adicionar comentário