Um comparativo da treta!
Eu já não tinha em grande consideração as publicações nacionais relacionadas com os automóveis, sempre as achei tendenciosas e com comparativos que não faziam sentido, de tal forma que já nem ligava às asneiras que eles diziam. Hoje mostraram-me um artigo da revista Turbo no website deles que comparava vários carros com combustíveis alternativos com supostas alternativas ao petróleo e adivinhem de que combustiveis falam: Gasolina, Gasóleo, GPL, GNC, E85. Alternativas ao petróleo?!
Depois, comparar automóveis entre os 85 e os 160cv com motores entre os 1.4 e os 2 litros é fenomenal. Ora, tenho aqui um utilitário 1.4 a gasóleo, um 2.0 familiar a gás e um 3.0 desportivo a gasolina. Adivinhem quem ganha o comparativo por poluir e consumir menos? Afinal de contas é fácil ser jornalista, basta ler umas brochuras e uns press-releases e escrever qualquer coisa para encher umas páginas.
O veredicto do mais económico fica a favor do Megane DCI e o mais ecológico é o Focus a E85. Até aqui tudo bem, só que depois vejo a ficha tecnológica e os resultados e destaco os custos anuais em combustível e vejo o Subaru Legacy com um custo de 2233 Euros por ano! Ainda pensei que fosse uma gralha mas o inteligente do jornalista decidiu que se devia consumir gasolina e gás naquele carro, apesar da percentagem de consumo de gasolina ser mínima (só durante a ignição e até atingir 50º ou 60º, normalmente 2 a 3 minutos). Pego na máquina de calcular com os consumos que eles indicaram que não sei se estão correctos e com o preço do gás e chego ao valor de 1971 Euros anuais para o Subaru Legacy. Quem tem um carro destes não vai andar a gasolina, por alguma razão tem um carro a gás é para usar GPL! Agora, se comparar o Subaru Legacy com um carro do mesmo segmento a gasóleo as contas ficam desiquilibradas a favor do GPL, lá se vai o veredicto do comparativo da Turbo. E se medirmos outros poluentes sem ser o CO2? Então nesse caso é que se estraga a tabela toda!
Se com a TV Turbo já era mau ouvir os apresentadores a declamarem as press releases enquanto conduziam o carro para a fotografia então com artigos destes não sei o que diga!
Adicionar comentário