Vamos a acelerar que o combustível está a baixar
Durante esta semana tenho levado o carro para o centro da cidade, mas tenho continuado a fazer vários quilómetros em auto-estrada (o Mais Gasolina assim o obriga). Aproveitei para observar o comportamento ao volante em locais tão distintos como a Av. da República ou a A13 e cheguei a uma conclusão constrangedora.
Em cidade apanho sempre vários "aceleras urbanos", não praticam uma condução económica e o estado do trânsito à sua volta é secundário. Assim que o sinal fica verde sai tudo a acelerar mesmo sabendo que o próximo sinal a 700 metros está fechado. Eu vou praticando uma condução mais relaxada e normalmente chego ao mesmo local ao mesmo tempo que os outros "aceleras urbanos".
Em auto-estrada, onde não existem transportes públicos como alternativa ao automóvel, encontram-se vários condutores a praticar ecodriving ou simplesmente a um ritmo mais calmo. Fiz cerca de 45km na A1 entre Sta Iria e Aveiras, que é uma zona com bastante movimento, e a minha velocidade era de 120/130 km/h. Apenas fui ultrapassado 3 vezes e estes não deviam circular a mais de 150km/h, e normalmente apanham-se alguns "aceleras urbanos" até Alverca.
Mais curioso ainda, quem trabalha em Lisboa queixa-se bastante do preço dos combustíveis, mas têm autocarros, metro, eléctrico e comboio e praticam uma condução errática. Assim que o preço da gasolina desce 3 cêntimos lá vai toda a gente de carro para o trabalho.
Adicionar comentário