Viva a desinformação! Confusão no Dakar
É certo que os repórteres, sejam eles nacionais ou estrangeiros, nunca se informam sobre os factos e relatavam muitas vezes assuntos dos quais não têm o mínimo conhecimento e baseiam-se em rumores ou no que os outros repórteres dizem.
Ora, isto foi o que se passou hoje na etapa do Dakar. Aparentemente o Carlos Sousa ficou atascado e o co-piloto Andreas Schulz tem que sair do carro, como se faz normalmente para tirar o carro daquele sitio, até que foi possivel avançar e parar mais à frente (segundo os reis da desinformação, 1km mais à frente) para que não ficasse novamente atascado e esperasse pelo co-piloto.
No entanto a versão avançada pela Eurosport, pelo site oficial do Dakar, pela TSF e pelo A Bola foi que o Carlos Sousa estava furioso e abandonou o seu co-piloto do deserto. Esta notícia rapidamente se alastrou e todos disseram que realmente o Carlos Sousa tinha abandonado o co-piloto e o típico "linchamento na praça pública" já tinha começado ao piloto português.
Como seria de esperar esta falsa notícia foi desmentida e foram elaboradas novas notícias a explicar o sucedido. De uma forma repentina todas as notícias que deram inicio a esta polémica, inclusivé no site oficial do evento, foram apagadas sem que um pedido de desculpas fosse feito à dupla Carlos Sousa / Andreas Schulz e em especial aos leitores / tele-espectadores que foram desinformados de uma forma ridicula!
E assim anda o nosso jornalismo que se limita a desinformar o povo, embora este viva iludido com os telejornais. Foi uma boa prova para o jornalismo nacional e internacional, pena que não sirva de "abre-olhos" àqueles que acreditam em tudo o que lêm nas notícias e que usam as palavras "sábias" dos repórteres como se de uma bíblia se tratasse.
Adicionar comentário